MEDIA CENTER

Cerimónia Oficial das Comemorações do 130.º aniversário do Instituto de Socorros a Náufragos

21 abr 2022 20:05

Realizou-se esta tarde a Cerimónia Oficial das Comemorações do 130.º aniversário do Instituto de Socorros a Náufragos, que decorreu junto à Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim.

Nova embarcação salva-vidas "Patrão Cego do Maio"

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Póvoa de Varzim, Aires Henrique do Couto Pereira, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, entre outras entidades.

O evento iniciou-se com a entrega oficial e batismo da nova embarcação salva-vidas "Patrão Cego do Maio", apadrinhada por Júlia Silva Ribeiro, e que irá prestar serviço na Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim. 

No decorrer da cerimónia procedeu-se à imposição de condecorações a elementos que contribuíram para o salvamento de vidas humanas no mar, a uma homenagem aos elementos já falecidos, que prestaram serviço no Instituto de Socorros a Náufragos, terminando com uma demonstração de capacidades do Instituto de Socorros a Náufragos, em que foi recriada uma ação de salvamento marítimo com recurso à embarcação "Patrão Cego do Maio", no porto da Póvoa de Varzim.

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, realçou, na sua intervenção, a importância e relevância da missão do Instituto de Socorros a Náufragos no salvamento marítimo costeiro, no socorro a náufragos e na assistência a banhistas, num exemplo de dedicação e coragem daqueles que servem na instituição "em prol da segurança e salvaguarda de terceiros". Referiu ainda que o "reforço de meios aumenta as capacidades de salvamento marítimo, socorro e assistência a pessoas em perigo", contribuindo para o sistema de busca e salvamento marítimo e para a manutenção das elevadas taxas de salvamento.

O Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, agradeceu a presença de todos os convidados e afirmou que os 130 anos de história e a salvar vidas do Instituto de Socorros a Náufragos são "resultado da ação pronta e destemida dos homens e mulheres que estão sempre prontos para ir ao mar, na espuma das ondas, contra correntes e marés". O Almirante Gouveia e Melo dirigiu posteriormente umas palavras de agradecimento e confiança a todos os "profissionais do salvamento marítimo" que ao longo dos anos têm servido Portugal e os portugueses.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Henrique do Couto Pereira, agradeceu a escolha do município para receber esta cerimónia e enalteceu "o contributo que esta nova embarcação salva-vidas dá à segurança dos nossos homens do mar".

Imposição de condecorações na cerimónia oficial

Demonstração de capacidades do Instituto de Socorros a Náufragos

Fotografia de família a bordo da embarcação "Patrão Cego do Maio"