O corpo do homem terá sido detetado a flutuar na água na zona da Calheta, sendo de seguida recuperado pela aeronave da Força Aérea Portuguesa que se encontrava no local, por se tratar de uma zona de difícil acesso, tendo sido posteriormente transportado até ao Aeroporto Internacional da Madeira.
No aeroporto, foi declarado o óbito pelo delegado de saúde, tendo o corpo sido de seguida transportado para o Gabinete Medico-Legal e Forense da Madeira.
Nas operações de busca, coordenadas no local pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, estiveram empenhados elementos da Estação Salva-vidas do Funchal, por via marítima, do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal, da PSP e dos Bombeiros Voluntários da Calheta, por terra, bem como uma aeronave da Força Aérea Portuguesa e um drone do Comando Operacional da Madeira.
Segundo foi possível apurar, o homem encontrava-se a caminhar junto ao mar na zona do Jardim do Mar, com outras três pessoas, quando foi surpreendido e arrastado por uma onda, tendo acabado por desaparecer.