MEDIA CENTER

SEDN visita Direção de Faróis e inaugura Estação Salva-vidas de Lisboa

15 MAR 2016 15:03

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, acompanhado pela Autoridade Marítima Nacional, Almirante Luís Macieira Fragoso, e pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante António Silva Ribeiro, visitou ontem as instalações da Direção de Faróis e inaugurou a Estação Salva-vidas de Lisboa.

​Na Direção de Faróis, teve oportunidade de conhecer alguns dos projetos levados a cabo pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), nomeadamente, o projeto “Costa Segura”, que consiste num sistema operacional de apoio à decisão que pode revelar-se crucial em ações de busca e salvamento em barras marítimas e zonas costeiras na jurisdição das Capitanias. O projeto de edificação do Centro de Manutenção da AMN nas instalações da Direção de Faróis (DF), que se destina a dar apoio de manutenção aos equipamentos, veículos e embarcações da DF e do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e também a toda a estrutura operacional da AMN (Capitanias dos Portos e Comandos-locais da Polícia Marítima). E, ainda, o projeto de co-localização das instalações da Direção de Faróis (DF) e do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o objetivo de obter ganhos de produtividade por força da centralização de estruturas de apoio e da total fruição da doca da DF, com um espelho de água suficientemente protegido e adequado ao treino em meio aquático, com privilegiado acesso ao mar.

Depois de conhecer os projetos, o Secretário de Estado visitou ainda o Centro de Comando e Coordenação móvel da AMN e todo o equipamento que o compõe, seguindo-se uma visita ao Farol do Bugio, da qual foram por mar até à Estação Salva-vidas de Lisboa.

No fim do dia, o Dr. Marcos Perestrello inaugurou a nova Estação Salva-vidas de Lisboa e assistiu à entrega dos certificados que habilitam o pessoal do Troço do Mar a operar com os meios de salvamento com que vão garantir a salvaguarda da vida humano no mar.​