MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional participa no exercício “RECCUA 2021” no rio Douro

26 out 2021 15:00

A Autoridade Marítima Nacional participou ontem no exercício de combate à poluição “RECCUA 2021”, que consistiu num simulacro de poluição fluvial, na via navegável do rio Douro, entre o Peso da Régua e Lamego.

Este exercício, organizado pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), tem como objetivo cumprir com o estabelecido no Plano Mar Limpo, nomeadamente assegurar os padrões de prontidão dos meios de combate à poluição.

Foram simulados dois cenários distintos, designadamente um embate de uma embarcação marítimo-turística no cais da Régua, provocando rombo no tanque, com consequente derrame de hidrocarbonetos e um acidente no posto de combustível no cais comercial de Lamego, com consequente derrame de hidrocarbonetos para a zona envolvente.

Em resposta aos incidentes, a Capitania do Porto do Douro assumiu o Comando das Operações de Socorro tendo sido ativado o 3º grau estabelecido pelo Plano Mar Limpo. Colaboraram ainda na resposta aos incidentes, com empenhamento de meios e de pessoal, a Administração dos Portos do Douro e Leixões, da Delegação Marítima e do Posto da Polícia Marítima da Régua, da Brigada de Poluição do Departamento Marítimo do Norte, do Comando Distrital das Operações de Socorro de Vila Real, dos Bombeiros Voluntários da Régua e de Lamego, do INEM, entre outras entidades e agentes de proteção civil.

Este exercício permitiu avaliar e testar os padrões de prontidão, através de uma eficaz e adequada utilização e gestão dos meios nas operações de prevenção e resposta a um incidente de poluição do meio marinho.