MEDIA CENTER

Polícia Marítima em controlo de fronteiras na Grécia faz detenção de facilitador

28 FEV 2016 16:02

A equipa da Polícia Marítima (PM), que se encontra na Ilha Grega de Lesbos desde o dia 1 de outubro, integrada na missão da agência FRONTEX POSEIDON RAPID INTERVENTION, deteve esta madrugada, cerca da 1 hora da manhã, horas locais, um facilitador de nacionalidade turca, durante uma patrulha de controlo de fronteiras da União Europeia.

A equipa da PM iniciava mais uma patrulha de controlo de fronteiras das águas gregas quando recebeu indicação que um facilitador acabava de desembarcar 15 emigrantes na zona de Eftalou e tentava regressar à Turquia mas estava com problemas no motor.

Rapidamente a equipa da PM chegou ao local, encontrou uma embarcação de alta velocidade, com cerca de 7 metros e capaz de atingir velocidades superiores a 40 milhas náuticas. O facilitador estava escondido no interior da embarcação e não ofereceu resistência à detenção.

Este facilitador já se encontrava referenciado e apenas realizava transportes quando embarcações rápidas, como a embarcação portuguesa, não se encontravam em patrulha.

Depois de revistado, o facilitador foi transportado na embarcação ARADE, até ao porto de Molivos, onde foi entregue à Guarda-costeira grega. A sua embarcação foi rebocada também até ao porto de Molivos e, ao procederem à revista da mesma, a equipa da PM encontrou uma pistola “COLT” de 9mm e 5 munições.

Desde o início da missão, há cerca de 5 meses, a equipa da PM já deteve 5 facilitadores.

A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de setembro de 2016.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.

Veja o vídeo da detenção