MEDIA CENTER

Capitania e Polícia Marítima da Horta em ação de formação à Inspeção Regional do Trabalho

25 FEV 2016 18:02

No âmbito do memorando de entendimento estabelecido entre a Autoridade Marítima Nacional e a Inspeção Regional do Trabalho (IRT) da Região Autónoma dos Açores, a Capitania do Porto e o Comando-local da Polícia Marítima da Horta realizaram, nos dias 22 e 23 de fevereiro, uma ação de formação a quatro inspetores da Delegação da Horta da entidade regional indicada.

​Esta ação teve como objetivo sensibilizar os inspetores da IRT para as regras e procedimentos de segurança individuais inerentes ao embarque e desembarque em embarcações e, de uma forma geral, na permanência a bordo.

Assim, no dia 22 de fevereiro, foram realizadas ações de formação teórico – práticas em sala, na Capitania do Porto e, no dia 23 de fevereiro, ações práticas no porto da Horta e no mar. Neste último dia, os inspetores embarcaram na UAM António Cristas e na semirrígida Lajes e acompanharam duas ações de fiscalização realizadas pela Polícia Marítima em terra a uma embarcação de pesca local e, no mar, a uma embarcação de tráfego local de extração de inertes.

No final, as entidades envolvidas reconheceram a mais-valia da ação efetuada, quer pela maior preparação dos inspetores para futuras ações de fiscalização no mar, quer pelo estreitamento das relações institucionais entre as duas entidades.