MEDIA CENTER

Polícia Marítima apreende pescado furtado de delegação do IPMA em Olhão

24 FEV 2016 11:02

O Comando-local da Polícia Marítima (PM) de Olhão identificou, no passado dia 21 de fevereiro, dois suspeitos de furto de pescado da delegação do IPMA, em Olhão.

​A comunicação chegou ao piquete do Comando-local da PM cerca das 19h50, informando que tinha sido detetada intrusão ilícita nas instalações do IPMA, com suspeita da prática de furto de pescado, da espécie “Robalo”, dos tanques ali existentes, onde são levados a cabo estudos e projetos relacionados com as espécies marinhas.

De imediato, os agentes da PM deslocaram-se para o local e, no âmbito das medidas cautelares e de polícia levadas a cabo, vieram a localizar dois suspeitos nas imediações, que tinham na sua posse 4 exemplares da espécie Robalo. Pelas dimensões do pescado (com pesos, por exemplar, a rondar os 2.5 Kg), fizeram suspeitar que constituíssem produto do furto. Tinham também na sua posse duas artes, tipo forquilha, conhecidas por “fisga”. 

Havendo indícios de que o pescado estava relacionado com a prática do crime, foram apreendidos todos os exemplares e as artes na posse dos suspeitos. Exames efetuados posteriormente confirmaram que os exemplares estavam identificados com “chip”, no âmbito do projeto em curso no IPMA.

Os prejuízos são avultados, uma vez que este furto interfere com os estudos em curso. Foi apresentada queixa, com vista a procedimento criminal, e efetuadas diligências em estabelecimentos de restauração e bebidas, em coordenação com ASAE, com vista a detetar eventual comércio, sem sucesso.​