A equipa da PM resolveu resgatar todos os emigrantes para o interior da embarcação ARADE, começando por mulheres e crianças que já apresentavam sinais de má disposição associada à agitação marítima.
Uma das mulheres, por compreender bem a língua inglesa, auxiliou a PM traduzindo as ordens da equipa aos seus companheiros de viagens, facilitando a ação de resgate.
Para o interior da embarcação ARADE foram resgatados 61 emigrantes, dos quais 11 bebés e crianças, 16 mulheres e 34 homens, sendo que um idoso tinha mobilidade reduzida. Durante o percurso foram depois distribuídas águas e bolachas.
Na chegada ao porto de Petra, onde todos desembarcaram em segurança, encontravam-se diversas Organizações Não-governamentais que ajudaram no desembarque e apoio dos emigrantes e autoridades gregas que realizaram o seu controlo e registo.
Até ao momento a equipa já resgatou, em segurança e transportou para terra, 2485 emigrantes e refugiados que corriam risco de vida, sendo 637 bebés e crianças.
A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de setembro de 2016.
NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.
Veja o vídeo do resgate

