MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para o agravamento do estado do mar nos Açores

09 fev 2021 13:05

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores, particularmente nos Grupos Ocidental e Central, a partir do dia de amanhã, 10 de fevereiro, e até ao final do dia de sexta-feira, 12 de fevereiro.

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 12 metros, com período médio entre 13 e 16 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média superior a 70km/h e rajadas superiores a 110km/h, provenientes do quadrante Oeste.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

Recomenda-se o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica radiodifundidos pela Marinha relativos à previsão meteorológica do IPMA, bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral, devido ao atual contexto pandémico em que nos encontramos, relembramos que devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco, pelo que não devem efetuar passeios junto à orla costeira e nas praias, nem praticar atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que seja assumida uma postura preventiva.

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante e prudente.