MEDIA CENTER

Primeiros-ministros de Portugal e da Grécia visitam Comando-Geral da Polícia Marítima

11 jan 2021 18:00

Os primeiros-ministros de Portugal, António Costa, e da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, visitaram hoje o Comando-geral da Polícia Marítima, onde tiveram oportunidade de conhecer com maior detalhe organização da Polícia Marítima e o trabalho realizado na missão POSEIDON, na Grécia.

​Nesta visita, que foi acompanhada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Mendes Calado, pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, os primeiros-ministros de Portugal e Grécia tiveram a oportunidade de realizar uma vídeo chamada com os elementos da Polícia Marítima em missão na Grécia.

Na vídeo chamada o primeiro-ministro da Grécia agradeceu o trabalho e a cooperação dos portugueses na missão POSEIDON, na Grécia, que permitiu salvar milhares de vidas. António Costa, por sua vez, agradeceu e elogiou também o trabalho e a "resistência psicológica" dos elementos da Polícia Marítima em missão na Grécia, acrescentando que teve oportunidade de verificar no ano passado as situações com que se deparam os elementos em missão, "com situações de carência humana e de pessoas que estão totalmente desesperadas", tendo classificado como "notável" o trabalho que tem sido feito pela Polícia Marítima.

A terminar, os primeiros-ministros tiveram ainda oportunidade de ver uma exposição de meios e valências da Polícia Marítima e de conhecer de perto alguns dos meios que a Polícia Marítima teve na missão POSEIDON.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

Desde 2014, ano em que iniciou a sua participação na missão, a Polícia Marítima já salvou 7065 vidas.

A Polícia Marítima encontra-se atualmente em missão na Ilha de Lesbos e tem projetados 15 elementos, apoiados por duas embarcações e uma Viatura de Vigilância Costeira.