MEDIA CENTER

Auxílio ao veleiro "DORIS" na Figueira da Foz

21 JAN 2016 19:01

O Capitão do Porto da Figueira da Foz coordenou hoje durante a manhã, uma operação de auxílio ao veleiro "DORIS" que, com dois tripulantes a bordo, se encontrava sem propulsão e a descair para terra, a cerca de duas milhas e meia a Sudoeste do porto da Figueira da Foz.

O alerta foi recebido pelas 08h18 no Piquete do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, via Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa). De imediato, foram ativados os meios da Estação Salva-vidas do ISN e do Comando-local da Polícia Marítima (PM) da Figueira da Foz. Para o local, foram a embarcação salva-vidas "Rainha D. Amélia" e a lancha "Portimão".

Às 09h00, devido à melhoria do estado do mar, a barra da Figueira da Foz, que se encontrava condicionada para embarcações de comprimento inferior a 11 metros, ficou aberta a toda a navegação, permitindo o reboque do veleiro, em segurança, pela embarcação salva-vidas, com o acompanhamento próximo da lancha da Polícia Marítima.

A operação terminou às 09h50 com a atracação do veleiro no cais de receção da marina de recreio do Porto da Figueira da Foz, onde foi fiscalizada pela Polícia Marítima.

A embarcação de recreio, com 7,44 metros de comprimento e bandeira portuguesa, era proveniente da Póvoa do Varzim e tinha como destino Sesimbra.​