MEDIA CENTER

Polícia Marítima salva 27 migrantes na ilha de Samos após reforço da sua atividade na Grécia

19 dez 2019 19:15

A Polícia Marítima efetuou hoje o primeiro resgate desde que iniciou o reforço na ilha de Samos, no controlo de fronteiras na Grécia, tendo resgatado 27 migrantes, sendo três crianças, 10 mulheres, das quais uma grávida, e 14 homens.

​A equipa na Viatura de Vigilância Costeira (VVC) da Polícia Marítima detetou ao final da noite de ontem, pelas 22h25, um bote a cerca de 3.7km da região de Kerveli, tendo passado as coordenadas à equipa na embarcação "TUBARÃO", que chegou à área pelas 22h40, onde encontrou os imigrantes a deslocar-se para terra, numa zona rochosa e perigosa.

Os migrantes foram transferidos da zona rochosa para a embarcação da Polícia Marítima, com o apoio da Guarda Costeira Grega, e transportados para o porto de Vathy, na ilha de Samos, onde desembarcaram pelas 02h10 e foram entregues às autoridades gregas em segurança.

Desde 2014, ano em que iniciou a participação na missão POSEIDON, a Polícia Marítima já salvou 7011 vidas.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

VER VÍDEO.