Os elementos da Capitania do Porto da Figueira da Foz logo que se aperceberam que o veleiro se dirigia para a Barra, enviaram para o local um embarcação da Estação Salva-vidas, com o objetivo de avisar os tripulantes do veleiro de que a Barra de se encontrava fechada.
Ao aproximarem-se do veleiro, verificaram que este já se encontrava numa situação perigosa na rebentação e que os dois tripulantes do veleiro tinham saltado para a água.
Face à localização das vítimas, foi empenhada uma mota de água de salvamento marítimo da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz que, com o apoio de um surfista, resgatou os dois tripulantes para a praia.
Uma das vítimas, uma senhora com cerca de 50 anos, encontrava-se em paragem cardiorrespiratória, tendo sido efetuadas manobras de reanimação e transportada para uma unidade hospitalar.
No local estiveram, para além embarcação e da mota de água da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, o piquete da Polícia Marítima, os Bombeiros Municipais da Figueira da Foz e o INEM. Foi também empenhado um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa.