MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional presta auxílio a veleiro em Aveiro

23 JUL 2019 11:07

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Aveiro, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou durante a tarde de 21 de julho uma operação de assistência a um veleiro com cerca de 14 metros de comprimento, de bandeira francesa, com dois tripulantes a bordo, que se encontrava preso num cabo, a cerca de 9km da Barra de Aveiro.

​O alerta inicial foi recebido pelo piquete da Policia Marítima, pelas 15h00, através de um pedido de socorro via VHF – Canal 16. Foi de imediato empenhada uma embarcação da Polícia Marítima, tendo sido iniciadas as buscas por mar e posterior tentativa de assistência, sob condições de mar pouco favoráveis.

Pelas 16h00, a embarcação de grande capacidade da Estação Salva-vidas de Aveiro "Nossa Senhora dos Navegantes" foi empenhada, por existir necessidade de reboque, em virtude da embarcação sinistrada se encontrar a embarcar água. Após libertar o hélice do cabo, o veleiro sinistrado foi rebocado pela embarcação salva-vidas em segurança até ao porto de Aveiro, com o acompanhamento próximo da embarcação da Polícia Marítima.

Os dois tripulantes, um casal com cerca de 60 anos, encontravam-se bem,  calmos, receberam e acataram os conselhos dos elementos da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas, não tendo sido necessário qualquer tipo de assistência médica.