MEDIA CENTER

Secretária de Estado da Defesa Nacional visita equipa da Polícia Marítima em missão na Grécia

20 JUL 2019 14:07

A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, acompanhada pelo Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, realizou entre os dias 15 e 19 de julho uma visita à equipa da Polícia Marítima em missão na Grécia, no âmbito da Operação POSEIDON.

​Nesta visita, a Secretária de Estado da Defesa Nacional visitou a área na qual a Polícia Marítima opera, tendo navegado na embarcação "TUBARÃO".

Inteirou-se das tarefas e dos desafios colocados aos elementos da equipa em missão e acompanhou uma patrulha noturna da Polícia Marítima durante mais de duas horas, tendo desembarcado no porto de Skala Skamineas. Seguidamente, dirigiu-se para o ponto de vigilância da Viatura de Vigilância Costeira (VVC) da Polícia Marítima, onde acompanhou a missão e experimentou os equipamentos de visão térmica e infravermelhos.

Durante os quatro dias de visita, a Secretária de Estado da Defesa Nacional deslocou-se também ao Campo de Refugiados de Mória, onde foi recebida pelo diretor, que explicou as principais dificuldades que enfrenta atualmente. Realizou também uma visita ao "cemitério de coletes e embarcações ", na ilha de Lesbos, local onde se encontram os coletes e embarcações dos migrantes que efetuam a travessia por mar até à Grécia.

Durante esta deslocação, teve ainda oportunidade de visitar o Centro de Coordenação Conjunto de Busca e Salvamento Marítimo, o Centro de Coordenação Internacional da Operação POSEIDON, o mais moderno navio de patrulha da Guarda Costeira Grega e realizou um encontro bilateral com o Comandante da Guarda Costeira Grega e Secretário Geral do Ministério para os assuntos marítimos.

Nesta visita, o Comandante Antonius Sofiadelis, Coordenador do Centro de Coordenação Internacional da Operação POSEIDON, em Pireus, foi condecorado pelo Comandante-geral da Polícia Marítima, pelo extraordinário apoio, acompanhamento e disponibilidade demonstrados para com as diversas equipas da Polícia Marítima presentes na missão POSEIDON. A condecoração foi imposta pela Secretária de Estado da Defesa Nacional.

Desde que iniciou a sua participação na missão POSEIDON, a Polícia Marítima já salvou 5447 vidas. A atual missão iniciou-se em janeiro de 2017 e está previsto terminar a 31 de janeiro de 2020.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, o sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.