MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional lança a nova plataforma Capitania Online +

8 SET 2018 19:09

Entrou em funcionamento, no dia 07 de setembro, pelas 12h00, a plataforma interativa da Capitania Online +, edificada para facilitar a prestação de serviços aos utentes da Autoridade Marítima.

​Integrada no Programa SIMPLEX+ do Governo, através do Ministério da Defesa Nacional, constitui-se como balcão único da Autoridade Marítima Nacional, promovendo a prestação e a divulgação de serviços online e de partilha de informação transversal a outras entidades governamentais, cujas competências estejam direta ou indiretamente ligadas ao mar.

Esta plataforma disponibiliza também informações e serviços relacionadas com embarcações, licenças, requerimentos, mergulho profissional, capitanias, simulador de encargos e acesso à aplicação dos cursos de nadador-salvador, entre outras funcionalidades.

Para além da utilização de mecanismos de identificação, autenticação e assinatura eletrónicas, designadamente a chave móvel digital, o cartão de cidadão e password das finanças, permitirá efetuar os pagamentos através da Plataforma de Pagamentos da iAP (Plataforma da interoperabilidade da Administração Pública).

 Esta plataforma dispõe também dos seguintes equipamentos assessórios:

- Terminais Automáticos da Capitania Online (TACO), que permitem o acesso à Capitania Online através de um teclado, rato ou ecrã táctil, que será disponibilizado nas capitanias e lotas.

- Aplicação para telemóveis, concebido para as ações de fiscalização levadas a cabo pela Polícia Marítima, permitindo  o acesso aos dados dos utentes e embarcações registados na Capitania Online.

 Saiba mais em: https://capitaniaonline.amn.pt/COLWeb/