MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional resgata cidadão retido pela maré junto à Praia de São Lourenço (C/VÍDEO)

10 SET 2018 17:09

Sob o comando do Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais foi efetuada, no dia 09 de setembro, uma operação de resgate de um cidadão que se encontrava retido entre as rochas e o mar, na zona de praia de São Lourenço, sem possibilidades de sair pelos seus próprios meios.

​A Polícia Marítima da Extensão da Ericeira foi alertada da situação por um praticante de stand up paddle pelas 12h30, o qual informou que no local se encontrava um cidadão a pedir auxilio, a cerca de 200 metros a norte da referida praia de São Lourenço, em Mafra.

Foram ativados pelo agente em serviço na Extensão da Polícia Marítima da Ericeira, uma mota de salvamento marítimo e dois tripulantes da Estação Salva-vidas da Ericeira, tendo os meios mobilizados sido reforçados pela viatura do projeto "SEAWATCH", em serviço nas praias da área de jurisdição, orientada pela Polícia Marítima que acompanhou a operação por terra.

A operação foi realizada entre a Praia de São Lourenço e a Praia da Calada, tendo a vítima sido resgatada pela mota de salvamento marítimo e transportada até ao areal da Praia de São Lourenço, na qual os nadadores-salvadores, previamente contactados, aguardavam a chegada.

O cidadão de 64 anos, encontrava-se estável e consciente, apresentando escoriações ligeiras, tendo sido assistido pelos nadadores-salvadores de serviço.

Não foi necessário o transporte da vítima para o hospital, tendo sido transportada para casa.

O acidente ocorreu quando o cidadão se encontrava a praticar pesca lúdica, tendo acedido ao local durante a baixa mar, contudo, com a preia mar o local ficou inundado, tendo o cidadão ficado retido entre a zona rochosa e a maré, verificando-se a necessidade de resgate por via marítima.

VER VÍDEO.