MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional resgata cidadão espanhol na praia do Ribeiro do Cavalo em Sesimbra

24 AGO 2018 09:08

O Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal recebeu ontem, dia 24 de agosto, cerca das 15h00, um pedido de apoio para o resgate de um homem de nacionalidade espanhola, com 49 anos de idade, que sofreu uma queda ao chegar à praia do Ribeiro do Cavalo, em Sesimbra, apresentando um edema e lesões lombares com perda de sensibilidade nos membros inferiores.

​Dado que o acesso à praia é muito difícil por via terrestre, foi ativada uma lancha de alta velocidade da Polícia Marítima,  uma mota de salvamento marítimo e a lancha "SR29" da Estação Salva-vidas de Sesimbra, que se deslocaram de imediato para local para apoiar o resgate.

Uma equipa de socorristas dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra embarcou na lancha da Polícia Marítima de Setúbal, que os transportou para o local, onde assistiram e estabilizaram o acidentado, verificando se este estaria em condições de embarcar na lancha.

O resgate do homem de nacionalidade espanhola da praia para o porto de Sesimbra foi efetuado pela lancha "SR29" da Estação Salva-vidas. A vítima foi posteriormente encaminhada para o Hospital de São Bernardo em Setúbal.

A Autoridade Marítima Nacional reforça, uma vez mais, a recomendação a todos os banhistas e utentes das praias portuguesas que deverão sempre procurar praias vigiadas e adotar um comportamento seguro. Nunca será de mais referir que praias naturais, como a praia do Ribeiro do Cavalo, têm acessos difíceis, ingremes, sinuosos e com arribas por natureza instáveis, o que não permite o acesso a veículos terrestres de socorro.

Para além disso, estas praias não dispõe de nadadores-salvadores e a cobertura de rede para telemóveis é praticamente inexistente. Estas limitações dificultam e atrasam as possibilidades de socorro, podendo em muitos casos fazer a diferença entre a vida e a morte.