MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional coordena resgate de praticante de windsurf na praia do Guincho

26 JUN 2018 17:06

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais coordenou, no dia 25 de junho, uma operação de buscas e resgate de um praticante de windsurf que se encontrava em dificuldades na praia do Guincho, em Cascais.

​O alerta foi dado pelas 17h50, dando conta de que um praticante de windsurf, cidadão de nacionalidade portuguesa, de 73 anos de idade, teria entrado nas águas da praia do Guincho e que não teria voltado a ser visto pelos seus amigos.

De imediato foram empenhados meios da Polícia Marítima nas buscas por terra, uma embarcação da Estação Salva-vidas, nas buscas por mar, e foram ainda ativados (mas não empenhados) um helicóptero da Força Aérea Portuguesa e uma corveta da Marinha N.R.P. "JOÃO ROBY", com missão de busca e salvamento atribuída.

Após a mobilização de meios de socorro para o local e efetuadas buscas em terra e no mar, o cidadão foi avistado agarrado a uma rocha, junto do cabo Raso, tendo sido resgatado em segurança.

Apresentava-se exausto, mas sem ferimentos, apurando-se que devido à falta de vento foi levado pela corrente até conseguir nadar para uma zona rochosa onde ficou a aguardar por auxílio.

Sob a coordenação da Polícia Marítima de Cascais, colaboraram ainda nas buscas os Bombeiros Voluntários de Cascais, agentes da Polícia de Segurança Pública e da Polícia Municipal de Cascais.

O cidadão foi avaliado no local pelos Bombeiros Voluntários de Cascais, não tendo sido necessário acompanhamento médico posterior.