MEDIA CENTER

Polícia Marítima resgata mais 32 migrantes na Grécia

4 MAI 2018 19:05

A equipa da Polícia Marítima, que se encontra na ilha grega de Lesbos, integrada na missão POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX, resgatou na tarde do dia 03 de maio 32 migrantes de nacionalidade afegã e iraniana, que se encontravam num bote sobrelotado, no Mar Egeu.

​O grupo de 32 migrantes, constituído por 14 mulheres, 06 crianças e 12 homens, foi detetado enquanto navegava a partir da costa turca rumo às águas territoriais gregas.

A ação de resgate iniciou-se cercas das 13h00, quando o Chefe de Equipa da Polícia Marítima recebeu um telefonema do responsável pelo Centro de Coordenação Local (LCC) da Guarda Costeira Grega em Mitilene, na Ilha de Lesbos, a solicitar que a equipa da Polícia Marítima, que se encontrava no seu período de descanso, voltasse ao mar, por ter sido detetado um novo bote com migrantes.

Dada a ocorrência, o Chefe de Equipa enviou de imediato a embarcação da Polícia Marítima "TEJO",  que saiu do porto de Molivos rumo à área de operações, junto ao cabo Karokas.

Pelas 13h39 a equipa da Polícia Marítima chegou ao local, onde intercetou um bote com os 32 migrantes a bordo. Após verificarem as condições de segurança, os agentes da Polícia Marítima iniciaram ao transbordo das 14 mulheres e das 06 crianças para a embarcação "TEJO", tendo o bote com os 12 homens a bordo sido rebocado para o porto de Skala Skamineas.

O grupo de 32 migrantes desembarcou em segurança no referido porto pelas 15h30, tendo depois sido acompanhado pelas autoridades gregas.

Com este resgate, o terceiro em dois dias consecutivos, a Polícia Marítima eleva para 141 o número de migrantes salvos na Grécia entre os dias 02 e 03 de maio.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda-Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da UE, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.