MEDIA CENTER

Autoridade Marítima em exercício de segurança no porto da Figueira da Foz

16 DEZ 2015 09:12

Ontem, dia 14 de Dezembro, a Autoridade Marítima Nacional participou num simulacro de atentado, com colocação de um engenho explosivo no navio cargueiro “CELTIC ENDEAVOUR”, atracado no porto da Figueira da Foz, no âmbito de um exercício ISPS (International Ships and Ports Security), organizado pela Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF).

​​O cenário inicial previa a intrusão não determinada a bordo do navio cargueiro “CELTIC ENDEAVOUR”, de um indivíduo de nacionalidade estrangeira. Para o efeito, o mesmo utilizou uma pequena embarcação para aceder ao navio e colocar um engenho explosivo na casa das máquinas. Foi detetado por um elemento da tripulação do navio que deu o alerta, tendo o alegado terrorista encetado a fuga por mar. O individuo foi posteriormente detetado e intercetado por uma embarcação semirrígida da Polícia Marítima, que o deteve.

No exercício, participaram várias entidades, nomeadamente, a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), a Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima (PM), a Polícia Judiciária de Coimbra (PJ), a Polícia de Segurança Pública (PSP) com a Brigada de Inativação de Engenhos Explosivos, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Guarda Nacional Republicana (GNR-UCC), a Autoridade de Saúde, a Alfândega, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Proteção Civil e os Bombeiros Municipais da Figueira da Foz.​