MEDIA CENTER

Navio “BETANZOS” saiu da posição inicial

14 MAR 2018 10:03

As operações de desencalhe do navio “BETANZOS” decorreram entre as 22h00 de ontem e as 02h00 de hoje, tendo-se verificado que o navio saiu da posição em que se encontrava, movendo-se aproximadamente 50 metros.

​Durante estas operações e face ao movimento do navio, a equipa técnica decidiu cortar a amarra, ficando liberto da âncora, para facilitar a manobra. Esta operação é normal neste tipo de situações.

O rebocador mantém o trem de reboque ligado e em tensão, estando previsto que volte a aumentar a força de tração pelas 11h30 de hoje, sendo que a próxima preia-mar ocorrerá pelas 13h00.

Esta manobra bastante complexa de arrastamento de um navio com cerca de 10 000 toneladas sobre um banco de areia muito extenso é da responsabilidade do armador do navio, estando a Autoridade Marítima Nacional, desde o primeiro momento, a apoiar todas as operações em coordenação o Armador do navio, a empresa contratada por este e a Administração do Porto de Lisboa para remover o navio da posição em que se encontra.

A Autoridade Marítima Nacional continuará a acompanhar toda a situação, garantindo que todos os procedimentos são feitos em segurança e sem riscos, tanto para as pessoas, como para o meio ambiente, garantindo também a segurança da navegação no local.

O próximo ponto de situação irá realizar-se hoje, pelas 19h00, na Capitania do Porto de Lisboa.