MEDIA CENTER

Operação de auxílio a embarcação de pesca “Travesso”

11 DEZ 2015 10:12

A Estação Salva-vidas (ESV) do ISN e o Comando-local da Polícia Marítima (PM) de Aveiro auxiliaram hoje pela manhã, uma embarcação de pesca “Travesso” com seis pescadores a bordo que, na zona da rebentação, a sul de Aveiro, ficou com o hélice preso em redes de pesca.

​Devido à existência de redes na água, o único meio com capacidade para chegar perto da embarcação era a mota de água de salvamento marítimo. De imediato, foram acionados pelo Capitão do Porto de Aveiro, uma embarcação salva-vidas do ISN, uma semirrígida da Polícia Marítima e uma mota de água também da ESV, operada por um agente da PM. Em terra, encontravam-se uma viatura da PM e os Bombeiros de Vagos.

Pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foram ainda acionados um Helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa e o NRP Figueira da Foz da Marinha.

Com a movimentação do mar, as redes que prendiam o hélice acabaram por se soltar e a embarcação regressou a terra pelos próprios meios, com quatro pescadores a bordo. Os restantes dois foram evacuados pela mota de água e levados para a embarcação da Estação Salva-vidas, sendo de imediato transportados para terra.

Os pescadores foram transportados para o porto de Aveiro, onde aguardava uma ambulância para prestar o socorro necessário, visto que ambos se encontravam em estado de choque e de má disposição.

Como medida de prevenção de novos acidentes deste género, decorreu uma operação de remoção das redes de pesca da embarcação “Travesso” deixadas na água, pela moto de água do ISN com auxílio do mestre da embarcação, e da embarcação de pesca local "São José".​