Esta situação vinha a ser acompanhada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro Orientação Doentes Urgentes no Mar (CODU-MAR).
Para concretizar a resgate, foi empenhada pela Capitania de Ponta Delgada uma embarcação da Autoridade Maritima, que pelas suas caraterísticas e para aquela manobra em concreto foi considerada como a mais adequada para proceder à recolha do sinistrado de bordo do navio mercante “Botafogo”, com bandeira do Panamá, em navegação transatlântica e que para este efeito foi autorizado a aproximar-se da entrada do porto de Ponta Delgada.
A operação foi ainda acompanhada no local por uma embarcação da Policia Maritima.
Apesar das dificuldades criadas pelas dimensões do navio, a operação decorreu conforme planeado, tendo o resgate para terra sido efetuado com sucesso e o tripulante sinistrado transportado por uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, para o Hospital Divino Espirito Santo, em Ponta Delgada.
Estiveram envolvidos nesta operação a Capitania do Porto de Ponta Delgada e a Policia Maritima, com duas embarcações, o MRCC Delgada, o CODU-MAR, e ainda uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
