Os 61 passageiros, bem como os nove elementos tripulantes do "Mestre Simão", desembarcaram para as balsas salva-vidas do navio, aquando do encalhe da embarcação nas rochas.
A Capitania do Porto da Horta iniciou de imediato o apoio com uma lancha da Polícia Marítima e com uma embarcação Salva-vidas, que se deslocaram para o local.
Os 61 passageiros, bem como os nove elementos da guarnição do "Mestre Simão", foram transferidos para uma embarcação marítimo-turística local, através das lanchas da Autoridade Marítima e, posteriormente, foram transportadas para o Porto da Madalena a salvo e em segurança, onde chegaram cerca das 10h15 locais, sendo acompanhas durante o trajeto por uma lancha da Polícia Marítima.
No local encontra-se também um rebocador da Portos dos Açores da Horta e o Navio Patrulha Oceânico da Marinha "Viana do Castelo", para apoiar as operações.
A intenção agora passa por verificar as condições de desencalhe da embarcação "Mestre Simão", por forma a retirar a embarcação das rochas em condição de navegar por meios próprios.
As operações estão a ser coordenadas no local pela Autoridade Marítima, através do Capitão do Porto da Horta, em coordenação com Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e com o Centro de Comunicações dos Açores.
O estado da embarcação está a ser monitorizada em tempo real pela Autoridade Marítima, através da câmara de vigilância do Sistema Costa Segura instalada no Porto da Horta.
Imagens recolhidas pela Autoridade Marítima, através da câmara de vigilância do Sistema Costa Segura instalada no Porto da Horta:
