MEDIA CENTER

Planear para prevenir incidentes na barra de Aveiro

2 DEZ 2015 14:12

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Aveiro apresentou, no passado dia 25 de novembro, o Plano Prévio de Salvamento de Emergência da Barra de Aveiro, às entidades intervenientes e Agentes de Proteção Civil.

​​​Este plano foi elaborado com o intuito de auxiliar na resposta do Serviço Nacional de Busca e Salvamento Marítimo, assim como na coordenação dos Agentes de Proteção Civil, em situações de acidente na barra de Aveiro. 

Face à aproximação do inverno e das consequentes condições meteorológicas adversas, este plano permite mitigar os riscos existentes na prática da barra, em situações de agitação marítima acrescida, bem como diminuir a sinistralidade nas barras marítimas do norte do País.

Foi também realizado um pequeno exercício de teste, para verificação da resposta e coordenação dos incidentes, por parte das entidades envolvidas.

Marcaram presença na apresentação realizada na Sala de Situação do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro, os representantes da Administração do porto de Aveiro, do Comando distrital de operações de Socorro de Aveiro, do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Ílhavo, do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Aveiro, dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, dos Bombeiros Voluntários Novos de Aveiro, dos Bombeiros Voluntários Velhos de Aveiro, do Instituto Nacional de Emergência Médica de Coimbra e do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro.​