De imediato o Comando-local da Polícia Marítima contactou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa). Após a avaliação clinica do INEM – Centro Orientação Doentes Urgentes Mar, a evacuação foi considerada como urgente através do método mas rápido.
O Capitão de Porto e Comandante-local da Polícia Marítima ativou de imediato a saída da embarcação SR29 da Estação Salva-vidas de Sesimbra, que navegou em direção ao navio SONANGOL GIRASSOL, a navegar a 7,5 milhas náuticas do porto de Sesimbra.
O resgate do marítimo foi efetuado pela tripulação da Estação Salva-vidas de Sesimbra, tendo o ferido desembarcado no porto de Sesimbra pelas 12h50.
No cais aguardavam uma equipa no INEM com VMER, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra e ainda uma equipa da Polícia Marítima.
O doente foi estabilizado no local e seguiu para o hospital S. Bernardo em Setúbal cerca das 13h15. Foi identificado como sendo cidadão paquistanês, com 38 anos. Por se tratar de um cidadão estrangeiro, a Polícia Marítima informou o SEF e a Embaixada Paquistanesa.
O SONANGOL GIRASSOL navega com pavilhão das Bahamas, tem 273 metros de comprimento e tem previsão de atracar em Setúbal dia 1 de novembro.