MEDIA CENTER

Resgate de praticantes de parapente em Sesimbra

18 OUT 2017 11:10

O Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal recebeu ontem, dia 17 de outubro, cerca das 17h30, uma comunicação via Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC – Lisboa) informando que teria ocorrido um acidente com um praticante de parapente, a sul da praia da Califórnia em Sesimbra, tendo o praticante acabado por cair na água.

​De imediato foi ativada a lancha SR29 da Estação Salva-vidas de Sesimbra, tendo ainda seguido para o local onde o desportista teria descolado, uma patrulha da Polícia Marítima.

Enquanto se procedia ao resgate no mar através dos meios do ISN sediados em Sesimbra, a Polícia Marítima apurou que seriam dois praticantes, e não apenas um, que teriam caído no mar, sendo que de acordo com a mulher de um deles, o acidente teria ocorrido devido a uma repentina falta de vento.

As vítimas foram resgatadas poucos minutos depois do acidente, tendo sido transportadas a bordo da SR29 para o porto de Sesimbra onde já aguardavam meios do INEM e dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra. Foram identificados como sendo dois cidadãos de nacionalidade alemã, de 51 e 52 anos, que justificaram o acidente devido a uma repentina falta de vento. Os praticantes não sofreram ferimentos, tendo apenas um deles alguns sinais de hipotermia.

Um dos fatores que contribuiu para a pronta e bem-sucedida operação de socorro foi a rapidez com que foi dado o alarme, pelo que se chama a atenção da importância de quando se pratica um desporto desta natureza haver alguém em terra a monitorizar visualmente e pronto a dar o alerta em caso de acidente.