MEDIA CENTER

Assinatura do protocolo de desenvolvimento da aplicação “Emergency Mobile Mesh”

26 NOV 2015 13:11

Foi assinado no passado dia 12 de Outubro, um protocolo entre a Autoridade Marítima Nacional, a Direção-geral de Recursos da Defesa Nacional e a empresa Critical Software, com a finalidade de desenvolver uma aplicação para gestão de emergência em rede, designada “Emergency Mobile Mesh”.

​​Esta é uma aplicação suportada em rádios VHF e outros meios de comunicação, como sistemas celulares ou via satélite. É inovadora na sua abordagem e finalidade, uma vez que pode usar sistemas de comunicações diversos, para a gestão de uma operação de emergência, do tipo das operações em que a Autoridade Marítima intervém, em conjunto com os restantes agentes de proteção civil, onde o Capitão do Porto assume, no litoral, as funções de Comandante das Operações de Socorro.

Os cenários de aplicação são a resposta à emergência com pessoas no domínio público marítimo e a resposta a acidentes com embarcações ou ocorrências de poluição, sendo possível também aplicar noutros cenários como a fiscalização, o combate a incêndios a bordo, a resposta a ocorrências com matérias perigosas, a proteção portuária, etc.

O projeto tem a duração de 3 anos e o seu desenvolvimento resultou de um concurso aberto em 2014 pelo Ministério da Defesa Nacional, para projetos de investigação e desenvolvimento, no qual a proposta apresentada ficou elegível pelo seu mérito para financiamento.