MEDIA CENTER

Autoridade Marítima participa na Campanha Limpa (a) Fundo 2015

23 NOV 2015 12:11

A Capitania do Porto e o Comando-local da Polícia Marítima da Horta participaram, no passado dia 21 de novembro, na Campanha Limpa (a) Fundo 2015. A iniciativa, organizada pelo Observatório do Mar dos Açores e pela Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores, visou sensibilizar a população para a necessidade de não poluir os oceanos, consistindo numa acão de limpeza subaquática numa área de 20 por 10 metros, no porto da Horta.

​​Durante esta ação, que contou com cerca de 150 participantes, foram recolhidos 100 kg de pneus, 290 kg de material indiferenciado (entre os quais cabos e redes), 310 kg de vidro (num total de 1 300 garrafas) e 10 kg de plásticos e embalagens.

A Capitania do Porto empenhou uma embarcação com dois elementos, que efetuou apoio aos mergulhadores, e 7 elementos em terra que, que deram o apoio necessário na recolha e limpeza do material recolhido do mar. O Comando-local da Policia Marítima, para além de ter garantido, com 2 agentes, a interdição do trânsito rodoviário, participou com 3 agentes que mergulharam em apneia nas águas do porto da Horta, recolhendo material diverso.

Para além da Autoridade Marítima Nacional, muitas outras instituições locais, tais como a Direção Regional dos Assuntos do Mar, a Câmara Municipal da Horta, os Portos dos Açores, a Universidade dos Açores, o Parque Natural do Faial, a Lotaçor, os Escuteiros, os Bombeiros Voluntários do Faial, o Clube Naval da Horta e diversos operadores marítimo-turísticos, associaram-se ativamente à atividade.

Esta campanha insere-se no âmbito do Dia Nacional do Mar e da Semana Europeia para os Resíduos, uma iniciativa da União Europeia, através do LIFE + Programme da Comissão Europeia. ​