MEDIA CENTER

Ministro da Defesa inaugura estrutura da Autoridade Marítima nas ilhas Selvagens

3 AGO 2017 10:08

O Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor José Azeredo Lopes, inaugurou dia 1 de agosto, o Posto Marítimo das ilhas Selvagens, constituído pelo Posto do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal e a extensão da Repartição Marítima do Funchal, nas Ilhas Selvagens. Foram igualmente apresentadas as capacidades de vigilância radar e eletrótica do sistema “Costa Segura” presentes no local.

​Nas palavras proferidas pelo Ministro da Defesa, "A presença aqui da autoridade do Estado português implica uma soberania mais clara e mais forte, bem como uma jurisdição mais clara e mais forte, quer nos domínios da fiscalização, quer na prevenção de atos ilícitos e na preservação do património natural".

Estiveram ainda presentes o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, pelo Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Barreto, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Silva Ribeiro, e pela Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Professora Dra. Susana Prada, entre outros convidados militares e civis. ​

O projeto Selvagens, iniciado em 2016, permite agora garantir a presença permanente de dois agentes da Polícia Marítima e um elemento da Capitania do Funchal, além de dois Vigilantes da Natureza, tendo sido melhoradas as infraestruturas existentes e criadas novas instalações para a Autoridade Marítima, que passou também a contar com uma embarcação semirrígida de alta velocidade e uma embarcação anfíbia, que apoiam a fiscalização em redor das ilhas.