Nas palavras proferidas pelo Ministro da Defesa, "A presença aqui da autoridade do Estado português implica uma soberania mais clara e mais forte, bem como uma jurisdição mais clara e mais forte, quer nos domínios da fiscalização, quer na prevenção de atos ilícitos e na preservação do património natural".
Estiveram ainda presentes o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, pelo Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Barreto, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Silva Ribeiro, e pela Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Professora Dra. Susana Prada, entre outros convidados militares e civis.
O projeto Selvagens, iniciado em 2016, permite agora garantir a presença permanente de dois agentes da Polícia Marítima e um elemento da Capitania do Funchal, além de dois Vigilantes da Natureza, tendo sido melhoradas as infraestruturas existentes e criadas novas instalações para a Autoridade Marítima, que passou também a contar com uma embarcação semirrígida de alta velocidade e uma embarcação anfíbia, que apoiam a fiscalização em redor das ilhas.






