No local foi possível confirmar o derrame, tendo os elementos da Polícia Marítima iniciado de imediato as medidas cautelares de Polícia para descobrir a fonte poluidora, dando também conhecimento ao Capitão do Porto de Peniche de forma a que fosse de imediato acionado o plano mar limpo.
Foi apurada a fonte poluidora como sendo uma empresa fabril que labora nas imediações e recolhidas amostras do produto poluente, tanto na fonte como nas águas do mar, acautelando a recolha de prova.
Das diligências subsequentes, foram contactados os responsáveis pelas instalações fabris, tendo estes de imediato assumido o ocorrido e prontamente encetado ações para controlar o derrame, assim como colaborar no sentido de serem minimizados os estragos provocados.
O derrame deu-se por rutura de um encanamento de fuelóleo dos tanques que alimenta as caldeiras das instalações fabris.
A Polícia Marítima de Peniche encontra-se a diligenciar quanto à quantidade de hidrocarbonetos derramados, bem como a forma como a descarga atingiu a costa.
Acionado o Plano Mar Limpo, coordenado pelo Capitão do Porto de Peniche, foi ainda possível até ao pôr-do-sol do dia 6 de julho, recolher cerca de 1500kg de areia da praia que se encontrava impregnada com produto poluente, tendo sido recolhido na manhã de ontem, dia 7 de junho, cerca de mais 900 Kg de areia contaminada, o que perfaz um total de 2400 kg.
Da infração detetada foi levantado o respetivo auto de notícia, o qual será remetido ao DIAP de Peniche.
A Autoridade Marítima Local mantém permanentemente a vigilância na praia do Abalo e na Praia dos ca~es, por serem estes os espaços de areia que estão mais próximos do local do foco de poluição e onde é mais expectável que se depositem arrojos de poluição de hidrocarbonetos.


