MEDIA CENTER

Polícia Marítima em Itália no controlo de fronteiras e combate ao crime transfronteiriço

27 JUN 2017 11:06

A Polícia Marítima está presente desde 1 de junho na Operação TRITON, no âmbito da Agência Europeia FRONTEX. Esta Operação desenrola-se no Mar do Mediterrâneo e conta com a participação de uma embarcação de alta velocidade para patrulhamento costeiro, uma equipa do Grupo de Ações Táticas da Polícia Marítima e um oficial de ligação no Centro de Coordenação Internacional da JO TRITON 2017, em Roma.

​​Neste momento, a equipa destacada tem operado em diversas ações de patrulhamento em conjunto com os meios de vários países e com a Guardia de Finanza de Itália, desempenhando as funções de guarda costeira Europeia. Destas funções destaca-se o controle das fronteiras marítimas italianas e externas da UE no controle da imigração ilegal, no combate ao crime organizado transfronteiriço, com especial enfoque no combate à criminalidade no mar e ao narcotráfico, na prevenção e deteção de focos de poluição no meio marinho e na repressão da pesca ilegal.

No cumprimento desta missão, a Polícia Marítima já navegou mais de 500 milhas náuticas em patrulha e já fiscalizou e controlou diversas embarcações nomeadamente, embarcações de pesca, de recreio e de comércio. 

A equipa da Polícia Marítima terminará a sua participação no mês de agosto deste ano.​