MEDIA CENTER

Apoio a banhista inconsciente apanhado por agueiro em Matosinhos

17 MAI 2017 17:05

O Capitão do Porto de Leixões coordenou ontem, dia 16 de maio, uma ação de apoio a um banhista inconsciente, após ter sido apanhado por um agueiro e resgatado por um surfista, na praia Cidade S. Salvador, em Matosinhos.

​O alerta foi dado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa às 15h21, informando que um banhista tinha sido resgatado em estado inconsciente, por um surfista que se encontrava no local. De imediato foram empenhados na operação meios do INEM, em cooperação com uma equipa do Comando-local da Polícia Maritima de Leixões, para tomar conta da ocorrência. Estiveram ainda presentes no local elementos do Sistema de Salvamento Balnear.

O banhista encontrava-se a nadar no mar, quando apanhado por um agueiro, o que, conjugado com a forte corrente marítima junto à praia, o arrastou para o largo, impossibilitando-o de regressar. A vítima inconsciente, de 25 anos de idade e nacionalidade alemã, necessitava de cuidados médicos, tendo sido transportado para o hospital Pedro Hispano, onde deu entrada às 16h06.

A Autoridade Maritima relembra para o cumprimento das regras de segurança, alertando particularmente que os perfis das praias ainda não se encontram estabilizados, potenciando-se assim a criação de agueiros.​