MEDIA CENTER

Salvamento de banhista apanhado por agueiro na praia de Leça da Palmeira

9 MAI 2017 21:05

O Capitão do Porto de Leixões coordenou ontem, dia 8 de maio, pelas 11h30, uma ação de salvamento de um banhista em dificuldades na praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos.

​O alerta foi dado por cidadãos que se encontravam no local, tendo sido empenhados de imediato na operação os nadadores-salvadores do Sistema de Salvamento Balnear (SSB) da Câmara Municipal de Matosinhos, em conjugação com a ação de uma embarcação da Estação Salva-vidas de Leixões. Estiveram ainda presentes, uma equipa de agentes do Comando-local da Polícia Marítima, para tomar conta da ocorrência.

O banhista encontrava-se a nadar no mar quando foi apanhado por um agueiro, o que, conjugado com a forte corrente marítima junto à praia, o arrastou para o largo, impossibilitando-o de regressar. O banhista manteve-se sempre consciente, calmo e cooperante com a equipa de salvamento, sendo peça fundamental para a eficácia e sucesso do salvamento.

A vítima, de 35 anos de idade e nacionalidade holandesa, encontrava-se bem, não necessitando de cuidados médicos.

A Autoridade Marítima reforça o apelo para o cumprimento das regras de segurança, alertando particularmente que os perfis das praias ainda não se encontram estabilizados, potenciando-se assim a criação de agueiros.​


​​