MEDIA CENTER

Sistema “Costa Segura” de Vila Real de Santo António inaugurado dia 11 de abril

10 ABR 2017 14:04

No dia 11 de abril é inaugurado o sistema radar “Costa Segura”, em Vila Real de Santo António, num evento que contará com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, e onde será realizado um pequeno exercício de salvamento marítimo, monitorizado através deste sistema.

​Para exemplificar as valências deste sistema, será realizado um exercício de salvamento marítimo, em que uma lancha irá simular uma embarcação de pesca que sofreu um rombo, no seguimento do embate num tronco, no rio Guadiana. Esse incidente irá desencadear a rápida intervenção dos meios da Autoridade Marítima Nacional, numa ação coordenada pelo Capitão do Porto de Vila Real de Santo António, como Comandante das Operações de Socorro, que monitorizará toda a ação através do sistema “Costa Segura”, na Capitania do Porto de Vila Real de Santo António.

Estão igualmente presentes neste evento o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Eng. Luís Gomes, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, o Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, o Alcaide de Ayamonte, Alberto Fernandez Rodriguez, Comandante Marítimo de Huelva, D. Fernández Corral Angel, entre outras entidades portuguesas e espanholas. 

O Sistema Costa Segura tem por objetivo a obtenção de conhecimento situacional das zonas costeiras e litorais sob jurisdição das capitanias, recorrendo a um sistema integrado de sensores, efetivo mas de baixo custo, que permite promover a segurança da navegação, suportar ações de busca e salvamento e apoiar ações de combate à poluição.

Nota: Convidam-se os órgãos de comunicação social a estar presentes neste evento no dia 11 de abril, às 11h00, nas instalações da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António.

Hora limite de chegada: 10h50​