MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional e Marinha apoiam embarcação de pesca sem propulsão a 15 milhas do Cabo Espichel

5 ABR 2017 19:04

O Capitão do Porto de Setúbal e o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenaram hoje, dia 5 de abril, uma operação de apoio à embarcação de pesca “Pirata do Mar”, com cinco tripulantes a bordo, que enrolou artes de pesca no veio e no hélice e ficou sem capacidade de usar a máquina propulsora, a 15 milhas a Oeste do Cabo Espichel.

​A comunicação foi recebida, via MRCC Lisboa, cerca das 10h30, no Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal. Nesse momento, o NRP Escorpião da Marinha recebeu igualmente a informação e deslocou-se para o local. 

O Capitão do Porto de Setúbal ativou uma equipa da Estação Salva-vidas de Sesimbra, que se deslocou ao encontro da embarcação sinistrada a bordo da lancha “SR29”, para apoiar, retirar os tripulantes de bordo, caso considerado necessário, e garantir a segurança da navegação na área. Já no local, foi verificado que todos os tripulantes se encontravam bem, não havendo necessidade de desembarque. 

Foi contactado o armador/proprietário da embarcação, no sentido de apresentar uma solução para o problema, não tendo este até às 13h00 apresentado qualquer plano. Perante este cenário, e para evitar o agravamento da situação, sendo que mais demoras poderiam levar a que não fosse encontrada uma solução ainda durante o arco diurno, o Capitão do Porto tomou a decisão de mandar para o local um rebocador.

Às 14h00 largou da Lisnave o rebocador “Montinho”, tendo chegado ao local pelas 17h00 e iniciado o reboque cerca das 17h30. O trem de reboque dirige-se neste momento para o porto de Sesimbra, local a que deverá chegar cerca das 20h00.

O NRP Escorpião e a lancha SR29 da Estação Salva-vidas de Sesimbra estiveram em permanente apoio da ação, garantindo sempre a segurança da navegação no local.​