MEDIA CENTER

“Viver o Douro com mais segurança” junta entidades com o mesmo fim

17 MAR 2017 16:03

Reforço da segurança no rio Douro é o tema em destaque na iniciativa promovida pela Autoridade Marítima Nacional, em colaboração com a Marinha, nomeadamente Instituto Hidrográfico e com a Administração do Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que terá lugar no próximo dia 20 de março, junto à Estação Salva-vidas do Douro, cuja remodelação será inauguradas nesse dia.

​​Esta iniciativa, intitulada “Viver o Douro com mais segurança”, conta com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. José Azeredo Lopes, da Ministra do Mar, Eng.ª Ana Paula Vitorino, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira, do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro, do Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, e do Presidente do Conselho de Administração da APDL, Eng. Brògueira Dias.

O programa desta cerimónia é o seguinte:

14h50 – Início do evento;

15h00 – Plano de ação em caso de cheias no Douro (integrado no Plano “Arca”);

15h10 – Projeto de intervenção na Capitania do Douro;

15h20 – A colaboração da Associação Nacional de Proteção Civil (ANPC) com a Autoridade Marítima Nacional;

15h30 – Intervalo;

15h45 – Chegada de S. Ex.as o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. José Azeredo Lopes, a Ministra do Mar, Eng.ª Ana Paula Vitorino, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, e o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Silva Ribeiro;

16h00 – Apresentação sobre o dispositivo/programa de ação de patrulhamento do Douro e o Plano de Salvamento Marítimo da Capitania do Porto do Douro;

16h20 – Os desafios da Segurança no Douro – desde a barra até Barca d’Alba;

16h30 – Levantamento hidrográfico, carta náutica do Rio Douro e do novo projeto de assinalamento;

16h40 – Assinatura do protocolo entre o Instituto Hidrográfico (IH) e o CIIMAR no âmbito de investigação marinha;

16h45 – Encerramento;

17h00 – Inauguração da remodelação da Estação Salva-Vidas do Douro e apresentação do novo tripulante (Descerramento de placa alusiva por S. Ex.as o Ministro da Defesa Nacional e a Ministra do Mar).


Nota: Convidam-se os órgãos de comunicação social a estarem presentes nesta iniciativa, que se realiza na próxima segunda-feira, dia 20 de março, junto à nova Estação Salva-vidas do Douro.