MEDIA CENTER

Agravamento do estado do mar

26 FEV 2017 19:02

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento do estado do mar, a partir da segunda-feira nos Açores e a partir de terça-feira na Madeira e no Continente.

​É esperado um aumento da agitação marítima a norte do arquipélago dos Açores ao longo da tarde do dia 27 de fevereiro, sendo provável a ocorrência de forte agitação marítima de noroeste com altura que pode chegar aos 6 metros, passando a valores na ordem dos 4 metros ao longo do dia 28 de fevereiro.

Na área a Norte do arquipélago da Madeira e na  faixa litoral Oeste do Continente é esperado um aumento gradual da agitação marítima ao longo da manhã de 28 de fevereiro, com altura das ondas que pode chegar até aos 6 metros na Madeira, e até 8 metros ao largo da costa, a norte do Cabo da Roca. É expectável que as condições do mar comecem a melhorar a partir da madrugada de quarta-feira, 1 de março, passando a valores na ordem dos 3 a 4 metros.

À comunidade marítima que se encontra no mar recomenda-se a adoção de medidas de precaução e aconselha-se a manutenção de elevado estado de vigilância.

À população em geral recomenda-se que, caso exista necessidade de se deslocar até à orla costeira, mantenha uma atitude vigilante e tenha sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Consulte em tempo real a altura máxima das ondas através da rede de boias de observação de agitação marítima da Marinha, disponível em www.hidrografico.pt.