MEDIA CENTER

Convocatória para conferência de imprensa: alerta de mau tempo

30 JAN 2017 17:01

Amanhã, dia 31 de janeiro, às 11horas, será realizada uma conferência de imprensa no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, localizado na Base Naval, no Alfeite, com o objetivo de dar um ponto da situação atualizado sobre o dispositivo de resposta da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.

​​​​A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento severo do estado do mar a partir do dia 1 de fevereiro.

A partir do dia 1 de fevereiro, quarta-feira, é esperada forte agitação marítima no arquipélago dos Açores, do quadrante de oeste-noroeste passando a noroeste com altura significativa que pode chegar aos 8 metros no final da manhã, nas ilhas do grupo ocidental.

No final do dia de quarta-feira a altura significativa das ondas poderá atingir os 10 a 12 metros, em particular na área mais a norte das ilhas do triângulo.

Para o continente o mau tempo no mar terá especial incidência na 5ªfeira, dia 2 de fevereiro. Este agravamento é considerado de “risco”, pelo que devem ser tomadas medidas de prevenção por todos aqueles que se encontram no mar, nas infraestruturas portuárias e outras áreas ao longo da costa. Esta instabilidade poderá atingir ondas com altura significativa de 8 a 10 metros ao longo de toda a faixa litoral.  

Recomenda-se à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, equacionando, se possível, o regresso antecipado aos portos de abrigo.

À população em geral recomenda-se, em absoluto, a abstenção de se deslocarem até à orla costeira exposta à agitação marítima.

As condições do mar só deverão começar a melhorar a partir da noite e madrugada de sábado, dia 4 de fevereiro.

A Marinha reforçará o seu dispositivo habitual para a resposta a situações de busca e salvamento no mar, através da presença no grupo central da Região Autónoma dos Açores do navio patrulha oceânico, no Continente através da presença de mais uma corveta na zona marítima do norte, de uma corveta na zona de Sines, de uma fragata e de mais uma corveta em prontidão de 2 horas na Base Naval de Lisboa.​

Também  a Autoridade Marítima Nacional, através das capitanias dos portos, das estações salva-vidas e dos meios marítimos da Polícia Marítima, manter-se-á em elevado estado de prontidão e de prevenção, pronta a responder a situações que impliquem a sua pronta intervenção.​


Solicita-se confirmação de presença até às 9h00 do dia 31 de janeiro para os seguintes contactos:

Comandante Coelho Dias – 91 900 20 02

Tenente Carla Morais – 91 989 38 78​