MEDIA CENTER

Início da recuperação do antigo salva-vidas “Peniche” para colocação em lugar de destaque na cidade que lhe dá o nome

24 JAN 2017 18:01

A Capitania do Porto e a estação salva-vidas de Peniche, em parceria com os serviços municipais da Câmara Municipal de Peniche e o apoio de uma equipa do Museu de Marinha, efetuaram ontem, dia 23 de janeiro, a movimentação de uma peça museológica do município de Peniche, a antiga embarcação salva-vidas “Peniche”, da Fortaleza de Peniche para o hangar da atual estação salva-vidas de Peniche, no Cais da Ribeira.

​​O objetivo desta movimentação temporária deve-se à necessidade de dar início aos trabalhos de recuperação desta peça museológica, um símbolo histórico para as gentes do mar de Peniche. 

Esta recuperação surge na sequência de um protocolo de cooperação assinado em agosto do ano transato, entre a Câmara Municipal de Peniche e a Direção-geral de Autoridade Marítima,  que visa  a reabilitação e recuperação desta emblemática embarcação, para posteriormente lhe ser atribuído um local digno de destaque na cidade de Peniche, sendo motivo de atração turística. 

Na assinatura deste protocolo, para além do Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Dr. António José Correia, e do, na altura Diretor-geral da Autoridade Marítima, almirante António Silva Ribeiro, esteve presente o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello.​



​​