MEDIA CENTER

Encalhe de navio cargueiro junto ao Bugio

22 JAN 2017 16:01

Um navio cargueiro encalhou hoje, pelas 13h30, à saída da barra do porto de Lisboa, nas imediações do baixio do Bugio. O navio, de bandeira do Panamá e 122 metros de comprimento, não tem carga e tem uma tripulação de 14 elementos, sendo 12 estrangeiros e 2 portugueses. Toda a tripulação encontra-se em segurança e não existem, até ao momento, indícios ou perigo de derrame de combustível.

​​​A Autoridade Marítima Nacional, através do capitão do porto de Lisboa, tomou conta da ocorrência, em estreita coordenação com a autoridade portuária e pilotos da barra, estando, neste momento, a coordenar a operação de reboque do navio. Para tal, já se encontram no local, desde as 14h30, dois rebocadores em preparativos para iniciar a operação.

A Polícia Marítima encontra-se igualmente no local a acompanhar a operação, tendo sido ativado também o módulo móvel do serviço do combate poluição do mar da Autoridade Marítima, que se encontra preposicionado na capitania do porto de Lisboa, pronto a ser empenhado em caso de necessidade.

Após operação de desencalhe, o navio só seguirá viagem depois de uma vistoria de segurança, a realizar no porto, e mediante autorização da Autoridade Marítima.

Nesta fase desconhecem-se as causas do incidente.​