Na ação de fiscalização na margem sul da Lagoa de Óbidos, local conhecido como “Poça Pequena”, foi intercetado em flagrante um individuo, equipado com fato de mergulho, que exercia a apanha de moluscos bivalves com auxílio de um artefacto artesanal, tendo em seu poder 6 Kg de Berbigão, acondicionados num saco de rede manufaturado para o efeito. O indivíduo não possuía qualquer autorização ou licenciamento para exercer a atividade da pesca profissional.
Ainda no espelho de água da Lagoa de Óbidos, junto à margem norte, no local conhecido como “Ponta das Casinhas”, foi ainda detetada a navegar uma embarcação de pesca local que regressava da faina, tendo sido intercetada e fiscalizada. Da fiscalização subsequente verificou-se a existência de redes de tresmalho a bordo, com sinais de terem sido utilizadas. As referidas artes de pesca apresentam características ilegais e não conformes com a legislação específica da Lagoa de Óbidos. Foram ainda detetadas redes de tresmalho ilegais numa viatura comercial, que se encontrava estacionada junto da margem da Lagoa.
Todo o material relativo às fiscalizações foi cautelarmente apreendido, ficando à guarda dos processos de contraordenação. Relativamente aos moluscos bivalves apreendidos, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural, na presença do infrator.


