MEDIA CENTER

Polícia Marítima prossegue fiscalização à pesca lúdica em Setúbal

30 DEZ 2016 18:12

O Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal prosseguiu ontem, dia 29 de dezembro, a operação de fiscalização iniciada na véspera, dirigida ao exercício da atividade da pesca lúdica realizada na sua área de jurisdição. Neste âmbito foram fiscalizados vários pescadores lúdicos, que exerciam esta atividade embarcados ou a partir de terra.

​​O principal objetivo desta ação policial é impossibilitar a venda a estabelecimentos comerciais de pescado capturado através da pesca lúdica. Esta é uma prática recorrente nesta altura do ano, dadas as festividades existentes, pois aumenta substancialmente o consumo de peixe fresco e de marisco, pelo que há uma maior procura e recetividade por parte dos estabelecimentos comerciais ao pescado capturado por pescadores lúdicos, conseguindo assim estes estabelecimentos adquirir espécimes de maior porte e abaixo do custo de mercado. 

Impondo o corte de barbatana ao pescado capturado por estes pescadores, o mesmo deixa de poder ser comercializado, servindo assim apenas para consumo próprio, cumprindo-se assim a lei e não se prejudicando a pesca profissional.