MEDIA CENTER

Autoridade Marítima apoia veleiro sem propulsão em Loulé

7 DEZ 2016 22:12

O Comando-local da Polícia Marítima de Faro e a Estação Salva-vidas do ISN de Olhão prestaram hoje, dia 7 de dezembro, apoio ao veleiro “GERNYE II”, que se encontrava sem propulsão junto a terra em frente à praia do Ancão, no concelho de Loulé.

​O alerta foi recebido pelas 14h20 no piquete do Comando-local da Polícia Marítima de Faro, por contacto do Centro de Operações Marítimas (COMAR), informando que a embarcação à vela, a navegar junto à Costa em frente à Praia de Faro, no sentido Este/Oeste, havia lançado um pedido de socorro, desconhecendo-se ainda as causas. 

Foi ativada de imediato a embarcação da Estação Salva-vidas do ISN de Olhão e a Polícia Marítima do Comando-local de Faro, que procederam às respetivas buscas no Mar Territorial. A Polícia Marítima localizou a embarcação nas aproximações ao anteporto da Marina de Vilamoura, pelas 15h14. 

A embarcação, tipo catamaran de pavilhão Inglês, tinha a bordo um único tripulante da mesma nacionalidade, que lançou um pedido de socorro por ter ficado sem meios de propulsão. Contudo, conseguiu chegar a porto seguro com recurso da vela, acompanhada pelos meios da Autoridade Marítima, ficando agora retida em Porto, onde será alvo de uma inspeção, a fim de averiguar a proveniência da avaria, até poder voltar a navegar.​