Na sequência das derrocadas registadas no dia 12 de novembro, e após avaliação técnica efetuada pelo SMPC de Câmara de Lobos com a colaboração de outras entidades competentes na matéria, constatou-se haver necessidade de proceder a uma decorada controlada, cuja operação foi planeada para o dia 19 de novembro.
A Autoridade Marítima integrou, juntamente com os restantes agentes de Proteção Civil, com jurisdição em razão da matéria e de espaço, o Posto de Comando Operacional (PCO) que foi instalado junto ao teleférico do Rancho, coordenado pelo SMPC de Câmara de Lobos.
Os trabalhos no terreno, que se prolongaram pelo dia 20, foram executados pelo GIPS da GNR com o apoio de uma equipa de resgate em montanha dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos.
A operação de derrocada controlada permitiu desmontar a parte mais significativa da massa rochosa que se encontrava instável, prevendo-se uma nova avaliação para os próximos dias.
A Autoridade Marítima participou com a embarcação AMN-33-SG- "PRAIA DOURADA", guarnecida com dois militarizados do troço do mar e um Agente da Polícia Marítima, e três elementos da Polícia Marítima em terra.
.JPG)
.JPG)
.JPG)
.JPG)