MEDIA CENTER

Agente da Polícia Marítima recebe Menção Honrosa

18 NOV 2016 17:11

Uma Agente da Polícia Marítima (PM) recebeu, no passado dia 11 de novembro, uma Menção Honrosa no Colóquio para Estudantes “Jornadas do Mar - Novos Rumos, Novos Desafios”, realizado na Escola Naval.

A Agente Ana Fraga, que presta serviço no Comando-local de Angra do Heroísmo, apresentou uma comunicação com o tema: "A pesca profissional açoriana nas ilhas da Rede Mundial de Reservas da Biosfera: modus operandi e desafios às políticas públicas para a gestão das áreas marinhas protegidas – A problemática da infração".

A Comissão Científica das jornadas reconheceu a qualidade do trabalho apresentado na forma de artigo científico e comunicação presencial, atribuindo-lhe uma distinção de Menção Honrosa no escalão de doutoramento na área de estudos de Sociologia e Comportamento Organizacional.

​O trabalho de investigação de doutoramento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, levado a cabo pela Agente Ana Fraga, tem como objetivo compreender a problemática das infrações praticadas na pesca profissional, que desrespeitam as medidas para a preservação dos recursos marinhos, atendendo as especificidades da realidade nas ilhas açorianas com galardão "Reserva da Biosfera". Contempla igualmente a participação da Autoridade Marítima Nacional enquanto stakeholder-chave para a análise crítica desta problemática e a discussão de cenários prospetivos pró-sustentabilidade.