Os faroleiros, com o apoio da embarcação UAM “Guia”, guarnecida por pessoal do troço do mar, intervencionaram a boia n.º 2 da Barra Sul do Porto de Lisboa, melhorando o seu sistema energético. Esta melhoria, tem por objetivo garantir o nível de serviço e uma taxa de operacionalidade elevada cumprindo, dessa forma, com a recomendação IALA O-130 Ed2 “Categorisation and Availability Objectives for Short Range Aids to Navigation”.
Recorde-se que a Direção de Faróis, membro fundador da IALA (“International Association of Lighthouse Authorities”), é o órgão da Direção-Geral da Autoridade Marítima que tem por principais atribuições:
- A direção técnica de todo o assinalamento marítimo nacional;
- O exercício das funções inspetivas a todos os dispositivos de assinalamento;
- A emissão de pareceres técnicos sobre projetos de assinalamento ou projetos de edificação em zonas de servidão;
- A formação e condução técnico-profissional do pessoal faroleiro;
- A instalação, manutenção e conservação do assinalamento marítimo (com exceção do portuário;
- O controlo e monitorização dos faróis da entrada da barra do porto de Lisboa;
- A elaboração de estudos tendentes à adoção de novos materiais e equipamentos;
- O garante da uniformidade das Ajudas à Navegação, em conformidade com as recomendações internacionais;
- O estudo e criação de zonas de servidão de sinalização;
- A manutenção, conservação e reparação das infraestruturas afetas aos faróis costeiros;
- A realização de ações de cooperação - técnico-militar e de formação com outros países;
- A gestão dos “Maritime Mobile Service Identity” (MMSI) utilizados em equipamentos de sinalização marítima (por delegação da ANACOM).


