MEDIA CENTER

Autoridade Marítima e Autoridade Portuária promovem exercícios de proteção no Porto de Setúbal

9 NOV 2016 10:11

Decorreram ontem, dia 8 de novembro, dois Exercícios de Proteção no porto de Setúbal. O primeiro teve lugar entre as 10h00 e as 12h30 no Terminal Multiusos de Setúbal – Zona 2 (SADOPORT), e o segundo nos Estaleiros Navais da Lisnave entre as 14h30 e as 17h00. Ambos os exercícios foram conduzidos e coordenados pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Setúbal, em conjunto com a Autoridade Portuária.

​O objetivo do primeiro exercício foi treinar as ações de resposta, no domínio da proteção e segurança portuária, originadas pela fuga de um passageiro clandestino de um navio acabado de atracar, com indícios de estar infetado por uma doença grave e altamente contagiosa, suspeitando-se de um caso de MERSCOV.

O segundo exercício consistiu num cenário semelhante, mas neste caso o passageiro clandestino encontrava-se armado, obrigando assim a uma intervenção diferente por parte da Polícia Marítima.

Participaram ainda nos exercícios, a Autoridade de Saúde (Nacional e local), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e oficiais de segurança da SADOPORT e LISNAVE.

As operações no terreno foram executadas por elementos do Comando-local da Polícia Marítima, apoiados, quando necessário, por inspetores do SEF.

Este exercício revelou-se como uma excelente oportunidade de treino para todas as entidades, organismos e empresas envolvidas.

​​