MEDIA CENTER

Exercício de Salvamento Marítimo nas barras dos Portos de Viana do Castelo e de Esposende

12 SET 2016 16:09

A Capitania do Porto de Viana do Castelo promove nos próximos dias 14 e 15 de setembro, pelas 15h00, dois exercícios com o objetivo de validar o Plano de Emergência de Salvamento para as Barras dos Portos de Viana do Castelo e Esposende, respetivamente.

​O exercício pretende certificar as ações previstas no Plano de Emergência para cada barra, bem como sensibilizar e divulgar os meios e a resposta rápida prevista para situações de dificuldade acrescida nas entradas/saídas das mesmas. 

Neste exercício, que se desenrola predominantemente junto às barras, o Capitão do Porto de Viana do Castelo, como Comandante das Operações de Socorro nestas áreas, procura colocar em prática o socorro a uma embarcação costeira e outra local, respetivamente, estando previsto a recolha de náufragos, o reboque de embarcações sem propulsão e o disparo da pistola lança-cabos a ar comprimido (PLT).

Esta iniciativa insere-se numa estratégia da Autoridade Marítima Nacional de rever o planeamento de emergência em todas as Capitanias dos Portos, associado ao risco acrescido de acidentes marítimos no período de outono e inverno, face às condições meteorológicas prevalecentes nessa época do ano. Tendo em conta o historial desses acidentes, as barras dos portos são locais com prevalência significativa deste tipo de ocorrências. Desta forma, têm vindo a ser desenvolvidos planos de emergência de salvamento para as barras.

No exercício vão estar envolvidos meios da Capitania do Porto e do Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, das Estações Salva-vidas do ISN de Viana do Castelo e de Esposende, d os Serviços Municipais das Câmaras de Viana do Castelo e de Esposende, dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo e de Fão, da Associação de Nadadores-salvadores “Coordenada Decimal”, das Associações de Pescadores APPCE e “Vianapesca” e, ainda, da Cruz Vermelha.

Nota à imprensa: Convidam-se todos os Órgãos de Comunicação Social, a acompanhar os dois exercícios de salvamento marítimo, nomeadamente, dia 14 de setembro, na barra do porto de Viana do Castelo e no dia 15 de setembro, na barra do porto de Esposende. 

O ponto de encontro para o exercício em Viana do Castelo será no Comando-local da Polícia Marítima, às 14h45 e, para o exercício em Esposende, à mesma hora, junto à barra de Esposende.